Polêmica

Projeto que quer impedir consumo de álcool em espaços públicos de Santa Maria divide opiniões

O projeto de lei complementar que prevê a proibição do consumo de bebida alcoólica em praças, parques e ginásios e a 300 metros destes locais, de autoria da vereadora Deili Granvile (PTB), divide opiniões. A proposta surge como uma tentativa de acabar com problemas decorrentes de junções em locais públicos, como a Praça Saturnino de Brito. Mas é considerada discriminatória por alguns e não apresenta como seria a fiscalização nem as sanções para quem a descumprisse.

Com parecer contrário da procuradoria do Legislativo, o projeto segue tramitando. Agora, corre o prazo para o acréscimo de emendas. Depois, ocorre a apresentação do relatório e a votação pelos 21 vereadores.

Mateus Luan Klein Klaing, 19 anos, acadêmico de Relações Públicas e coordenador de comunicação do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFSM lembrou que, ao contrário da proposta, é preciso pensar em espaços de lazer para os jovens:

– Faltam espaços públicos de qualidade para lazer e cultura. A Concha Acústica do Parque Itaimbé não está estruturada, o Bombril, condenado, a Gare não tem atenção do poder público. Esse projeto de lei não resolve o problema dos espaços públicos inapropriados e viabiliza a marginalização da juventude, especialmente negra e periférica.

A delegada Carla Dolores Castro de Almeida, da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente, defende que é uma forma de educar:

– As liberdades são relativas e não absolutas. É um projeto que visa a comunidade como um todo, é uma forma de educação.

Deili explica que a proposta segue os moldes de outros municípios paranaenses.

– A ideia não é proibir o consumo. Pode consumir à vontade , só não em locais em que atrapalhe as outras pessoas.

O procurador da Câmara, Glauber Rios, lembra que a regulação do consumo cabe à União aos e governos estaduais, como foi no caso da proibição de bebidas em estádios de futebol.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Concursos para o magistério serão municipalizados

Próximo

Deputados pedem explicações a Miguel Bianchini sobre declaração

Economia